quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Literatura e público jovem

EDUCATIVA - OURINHOS -
A experiência de um labirinto literário

Nos dias 29 e 30 de setembro promovemos na Educativa-Ourinhos a Feira do Livro. Entre os pequenos do Ensino Infantil e Fundamental as oficinas sempre fluem, devido à aceitação dos alunos e o desempenho dos professores. No entanto, aparece nosso questionamento maior: o que fazer com os alunos do Ensino Médio? Literatura e o público jovem são partículas que não se atraem? Não possuem um divisor comum? São componentes químicos feitos água e óleo que não se misturam?
A princípio, propomos aos alunos um labirinto literário, cujas escolas estariam distribuídas de modo cronológico, a fim de enfatizar seus principais autores e suas obras.
Como de costume, houve a inicial rejeição. Óbvio, em se tratando de adolescentes. Com o tempo, a ideia foi aprimorada e aderida por eles e tudo foi bem espontâneo, com direito à imaginação.
Surgiram no mesmo espaço um Zé do Barroco, poemas árcades inseridos em bexigas, poemas parnasianos enrolados em anel de plástico feito joias raras lapidadas pelo poeta artesão, obras contemporâneas e trailers baseados nos grandes clássicos. Tudo remetia à arte.
Diante de um orgulho tamanho pelos alunos, percebi que entre os jovens e a linguagem literária existe um elo possível, só depende de como as obras são apresentadas. E o que é a literatura senão uma reflexão sobre a vida? E de vida nossos alunos são repletos, querem refletir e manifestar sentimentos e sentidos.
Observo em blogs, face e orkuts e encontro neles fragmentos de obras literárias, além de textos escritos por esses mesmos alunos, numa tentativa de exaltar a arte por meio das palavras. Eles nem percebem, mas a literatura já faz parte do dia-a-dia, seja num site ou num livro, o que muda é o suporte, mas essência continua.
Portanto, essa experiência foi riquíssima. E ao final dessa história constatamos que a literatura e o público jovem são muito compatíveis, basta apenas mediarmos tais leituras de forma significativa, já que em todos os seus trajetos o labirinto literário sempre nos direciona para a vida.








Nenhum comentário:

Postar um comentário